04 Out 2015 – Média – Itu – Rio Tietê

23 Bikers.

Equipe Trilhas de Bike: Ana Paula, André Azevedo, Helio Godoy, Marcelo Araujo, Mauricio Yoshizumi, Meire Sanzi e Renato Santos.

Um percurso novo, dando uma grande volta pelas estradas e caminhos de Itu. Foram 48 KMs de muita subida, boas descidas, mudanças constantes de terreno e um visual incrível da região: plantações de eucalipto, criações de gado e cavalos, estradas desertas e, ainda, um passeio ao lado do Rio Tietê que — não fosse a poluição — teria sido a cereja do bolo.

Para esta trilha, antecipamos um pouco a saída e começamos o pedal por volta das 8h30. O tempo ajudou bastante: céu nublado, temperatura amena e clima perfeito para pedalar. Iniciamos no sentido inverso da última trilha, seguindo pela Av. José Carlos Massoco e depois por algumas estradas mais desertas, com trechos cortados na pedra, até quase chegarmos à Rodovia Castelo Branco. A partir dali, iniciamos o retorno, passando pela Chácara Mil e seguindo em direção ao Rio Tietê, que acompanhamos por cerca de 6 KMs. Felizmente, como não estava muito calor, o cheiro estava relativamente “suportável”.

No final, por conta de alguns contratempos, optamos por seguir por um caminho mais tranquilo em vez de encarar a subida do morro prevista no trajeto original.

Infelizmente, tivemos dois acidentes graves durante o percurso. Ambos os ciclistas precisaram de remoção para o hospital. Depois de uma bateria de exames, o saldo foi um polegar fraturado, nada mais sério — mas que serve de alerta. Curiosamente, os acidentes não aconteceram nos pontos mais críticos da trilha, o que reforça a necessidade de atenção durante todo o pedal. O mountain bike é um esporte de risco e, em velocidade, qualquer deslize pode causar um grande estrago. Felizmente, desta vez, ficou apenas no susto.

O fim do pedal foi um pouco conturbado, já que a equipe e o carro de apoio precisaram se dedicar ao atendimento dos acidentados. São situações que fogem do nosso controle, mas que fazem parte da realidade e para as quais precisamos estar preparados.

Um agradecimento especial aos médicos André e Ronald, que estavam no grupo, e à enfermeira Ana, pelo pronto atendimento nos dois incidentes. A ajuda deles fez toda a diferença!

No balanço final, apesar dos contratempos, foi uma trilha muito legal: percurso novo, visual especial e, claro, muito MTB! 🚵‍♂️
Grande abraço e até a próxima!