05 Mai 2013 – Trilha – Itupeva – Volta + Quilombo « | Trilhas de Bike
05 Mai 2013 – Trilha – Itupeva – Volta + Quilombo







Bikers: Alexandre Martins, Ana Lúcia Germano, Anderson Murilo Magalhaes, André Azevedo de Souza, Andre Gusmão dos Santos Goncalves, Andre Oliveira, Arthur Ferreira Gonçalves, Augusto Villibor Oishi, Björn Rondelez, Caio Hamsi, Caio Tojar, Carlos Agili, Daniel Morais, Daniel Ximenes de Almeida, David Damasio de Moura, Diego, Eder Gonçalves da Silva, Eduardo Boris Castilho, Eduardo Lemes de Oliveira, Eduardo Oliveira Gonçalves, Eduardo Pires de Andrade, Elias Marques da Silva, Fabio Takaesu, Fabio Vieira de Lima, Felipe Magrim, Felipe Rodrigues, Fernanda dos Santos, Fernando Paiola, Guilherme Ximenes, Gustavo Cotrim, Joao Almeida, Jose Camara, José Maria Freire, Julia Soares Henriques, Kelly Mariana, Kleber Croccia, Laurencio A. de Siqueira Filho, Leandro Lagos, Lucas Di Palma, Lucas Francisco dos Santos, Marcella Cardoso, Marcelo Cruz, Marcelo Gebeluca, Marcelo Gerotto Pappiani, Marcio Augusto, Marcos de Andrade Nogueira, Martin Barquinero, Mauricio Yoshizumi, Mórris Litvak Jr, Murilo Schimidt, Naiara Nascimento, Patrick Medeiros, Paulo C. Bernardo, Rafael Ferrari, Rafael Garcia, Renato Ferraz, Ricardo Bento, Ricardo Briene Palhas, Rodrigo Damasio, Rogério de Oliveira, Roy Cronne, Sergio Ricardo Rodrigues, Sergio Santos do Nascimento, Sylvia Fernanda, Tarciso Baeta Nogueira, Vasco de Lorena, Viviane Silva Moiseis, Wesley, William Barbosa Leite e William França.

Equipe Trilhas de Bike: Renato Santos, Wadilson, Marcelo, Leandro, Mauricio, Cesar e João.

Uma trilha para ficar na história. Talvez não pelos motivos de sempre, mas pela dificuldade desde o início. Considerando que era uma trilha longa, com 42 KMs de percurso e 80 Bikers, já esperávamos certa dificuldade mas, com a equipe reduzida de última hora e o excesso de manutenções (2 correntes quebradas, 6 pneus furados) a situação começou a complicar. Quando no meio da trilha, descobrimos que haviam 2 bikers fora do percurso e aí sim, vi que “era o dia mesmo”. Numa rápida conversa, decidimos dividir as equipes (o que acabou não acontecendo), acertamos os detalhes e então, larguei o pedal, peguei o carro de apoio e fomos resgatar o pessoal, pois felizmente conheço bem a região e já tinha uma certa idéia de onde eles estavam. Quando estávamos quase chegando no local, recebi uma ligação falando do acidente do Marcos. Rapidamente colocamos as bikes no carro e voamos para o local do acidente e qual não foi minha surpresa em ver que estavam fora do percurso planejado. Chegando lá, o João (nosso enfermeiro/socorrista), completou os primeiros socorros e fomos direto para o pronto socorro de Itupeva, onde felizmente fomos prontamente atendidos. Quando tudo estava encaminhado, pedi para o João ficar no hospital para qualquer eventualidade e começamos a buscar a galera, pois com o calor que estava fazendo com certeza estavam precisando de água e suprimentos. Inicialmente, achei que tinham voltado para Itupeva como havíamos combinado mas, no fim, optaram por continuar no percurso. Enfim, fomos alcança-lo praticamente no fim do pedal, quando ainda conseguimos fornecer água e resgatar os mais cansados. Chegando no Shopping, pedi para que o Cesar e o Wadilson voltassem fazendo a varredura para ver se mais alguém precisava de carona (pelas mensagens do face vi que isso foi necessário) e voltei para o hospital até que o Marcos fosse liberado. Meio quebrado mas, felizmente, não teve nada de mais grave, além dos cortes/hematomas.

Este foi mais um pedal de aprendizado, que nos mostrou vários pontos de melhorias, situações onde tentamos agradar a todos mas na realidade, precisamos ser mais enfáticos e chatos do que já somos nas regras de segurança e demais informações. Como descrito em todas as atividades que fazemos, o Trilhas de Bike é um grupo voltado para o pessoal que está começando a pedalar, e quer no máximo melhorar/testar seu desempenho num pedal mais longo ou num percurso mais pesado, haja vista o físico da equipe (vou apanhar por causa deste comentário mas tudo bem). Brincadeiras à parte, não fazemos trilhas para ter um pedal com ritmo, este é tranquilo e sempre paramos para esperar a galera, e temos consciência que isto incomoda um pouco os bikers mais bem preparados fisicamente. O acidente do Marcos aconteceu num local totalmente fora do percurso planejado e numa conversa com o Wadilson, ele me disse que a galera, num determinado ponto do percurso, simplesmente passou o guia e foi embora (apesar de todos os pedidos e orientações feitas no briefing inicial e durante a trilha). Assim fica impossível prever qualquer situação. Para todos os nossos percursos, sempre vamos no local, mapeamos cada situação de risco previamente, e procuramos sempre avisar quando e onde isso pode acontecer. Quando as regras não são respeitadas, não temos como antever problemas desta natureza. Infelizmente, as coisas aconteceram em sequência, primeiro o pessoal perdido e depois o acidente, ainda mais com o Marcos que pedala com a gente com freqüência e conhece o nosso jeito, então, entendemos que foi uma fatalidade, mas “quem sabe” isto poderia ter sido evitado se as regras fossem seguidas à risca. Estamos cientes que acidentes acontecem em qualquer lugar e não é porque conhecemos/mapeamos os percursos que não vamos ter este tipo de situação, mas pelo menos, nos lugares que conhecemos, temos o controle e podemos avisar quando e onde uma maior atenção é necessária. Para os próximos pedais vamos rever algumas coisas afim de melhorar este controle.

Independente de tudo o que aconteceu gostaríamos de agradecer ao pessoal pelas novas amizades, espírito de equipe, companheirismo, pela força de vontade e por se esforçarem para terminar a trilha mesmo com todo os percalços que tivemos, e o melhor de tudo num astral super legal. Valeu também pela presença dos amigos do Americana Bike Clube que vieram nos prestigiar e trocar experiências, de quebra ainda pegamos algumas fotos e incorporamos as nossas, junto com outras que pegamos do Facebook. É claro que não podemos esquecer de deixar um agradecimento especial aos amigos que nos prestigiam sempre, deixando o seu fim de semana “nas nossas mãos” e principalmente à família “Trilhas de Bike” que como sempre procura fazer o melhor em qualquer situação. Bem pessoal, é isso, falei a pouco com o Marcos e ele está bem, já tirou as faixas e está se recuperando do susto, aos outros bikers espero que as dores já tenham passado e, na próxima trilha quando eu disser que o percurso é casca grossa, acreditem, não é porque os barrigudos do grupo fizeram o percurso que o mesmo é leve :-b. Um grande abraço e até a próxima.



Percurso:


Rota de bicicleta 2072588 – powered by Bikemap 

Mais informações sobre o percurso clique aqui.



Video




Fotos:

Comentários Facebook

Comentários

Pesquisar



Newsletter

Cadastre-se para receber as notícias e informativos do Trilhas de Bike em seu email.